quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Anatel investigará sistema de faturas das empresas de telefonia móvel.


Após a exigência de planos de melhoria dos serviços oferecidos, as operadoras de celular sofrerão inspeção da Anatel para fiscalizar a abrangência e o modo de funcionamento de seus sistemas de faturamento. A Anatel pretende levantar o número de contas que são enviadas com erros de cobrança e o motivo das falhas.

A Vivo e a Claro serão as primeiras operadoras a passarem por este processo, mas não significa que a inspeção não atingirá as demais. A principal queixa dos usuários é referente à cobranças equivocadas nas faturas mensais. Esses erros costumam ir de cobranças indevidas de ligações e aplicação de tarifas inadequadas, até inclusão de pacotes que não foram contratados. De acordo com a Anatel, o registro de reclamações em relação às faturas está superando o número de reclamações acerca da qualidade do serviço oferecido.

Um dos casos que retrata esses erros nas faturas é o da advogada de São Paulo, Márcia Barbosa da Cruz. Márcia, em entrevista à Folha, disse que chegou a ser cobrada por um serviço de tablet, quando ela nem mesmo tem um. "Fui orientada a não pagar. Ficaram de enviar uma segunda via, mas, dias depois, cortaram minha linha", disse a advogada.

Problemas semelhantes a este costumam ser multados pela Anatel de forma pontual. Porém, no último encontro que reuniu o conselho diretor, a agência aprovou a prática de uma fiscalização minunciosa nos sistemas de cobranças dessas operadoras.

Um dos estímulos a essa investigação foi a cobrança de multas entre R$ 3.400 e R$ 15.300 à Vivo e à Claro após confirmação de erro nas cobranças, assim como o pedido de recursos feito pelas operadoras, após a punição da Anatel.

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