sexta-feira, 20 de julho de 2012

Bicudo ou Bacurau? Eu sou Portalegre.


Por Erasmo Oliveira, Blog Voz da Serra.

Tenho acompanhado as discussões, sobre a política local, que surgem nas redes sociais, em especial no facebook. Noto que enquanto tem muita gente querendo trazer contribuições que impliquem na construção de uma cidade melhor, outros tantos tem resumido suas análises ao arcaico discurso dp Bacurau X Bicudo.

Me espanta ver que existe gente que pensa assim, ora não se quer saber de proposta, de nada. A única coisa que importa é a cor: verde ou vermelha. Sob esse olhar sinto um misto de pena e desprezo. Muito embora a política (o sufrágio) seja uma festa da democracia, muitos, até pelas dificuldades cognitivas, entendem que tudo não passa de uma festa sem sentido onde o que vale de fato é gritar, cantar, pular.

Quem pensa assim deixa as coisas(assuntos) que realmente importam para os outros. Como posso reclamar que o gestor de minha cidade fez isso, ou aquilo se, em um momento como esse, não me disponho a sentar com ele e discutir minha cidade? Se não quero saber de proposta, não quero saber de seu passado a única coisa que realmente importa é a sua cor(verde/vermelho).

O que estamos discutindo em Portalegre é a possibilidade de construir algo novo, algo melhor. Pouco me importa se você gosta do verde, do vermelho, o que realmente é importante é o que você propõe.

Como posso, diante de tal reflexão, votar em alguém que fraciona valores, frauda procedimentos licitatórios, para comprar a empresa pertencente (de mesmo nome) da sua mãe? Alguém que já foi condenado em processo de Improbidade Administrativa?

Como posso mudar minha cidade, meu país, se não retirar do cenário político esse tipo de gente. Que exemplo deixo para as futuras gerações? O de que vale a pena ser corrupto? O exemplo da vista grossa diante dos absurdos já constatados?

Prefiro ser diferente, dormir em paz, com a consciência tranquila de que estou contribuindo para que aqueles que não administraram corretamente aquilo sejam punidos, não só pela justiça, mas pelo povo nas urnas.

Não quero esmola, favor, botijão de gás, feira, peixe. Quero, ao contrário, oportunidade para que o trabalhador, pai de familia possa, através de seu esforço conquistar tudo que precisa para sua sobrivivência. Não quero que chegue a prefeitura de minha cidade alguém que acha que deve manter o povo submisso às suas vontades, dependente de seus favores.

Quero mudança. Não aguento ver a coisa como está. Como portalegrense fico triste ao chegar do trabalho ver a praça "toda quebrada" precisando de reparos, as ruas repletas de cães, o lixo tomando conta de tudo. A saúde aos trancos e barrancos, na educação professores reclamando, nossos pontos turísticos mal cuidados.

Pergunto aos defensores da campanha situacionista: O que está tão bom assim em Portalegre que justifique o jargão Portalegre cada vez melhor? Me digam um só serviço público que em Portalegre seja exemplar.

Caros leitores, amigos portalegrenses, NÃO ESTÁ BOM, NÃO QUERO QUE CONTINUE ASSIM, QUERO MUDANÇA.

#Eu Acredito# numa Portalegre melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário